Baterias de Escola de Samba

Por: Tom Souza

A história das baterias de escola de samba no Carnaval paulistano é rica e cheia de tradições. Vamos conversar um pouco sobre as baterias das escolas mais vezes campeãs, como Vai Vai, Peruche, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Mocidade Alegre.


Bateria Furiosa da Barra: Fundada em 1953, a Camisa Verde e Branco é uma das escolas de samba mais antigas de São Paulo. Sua bateria inicialmente contava com instrumentos simples, como pandeiros e cuícas, que evoluíram com o tempo. Até hoje a escola tem pandeiristas a frente da bateria.


Bateria Pegada de Macaco: A Vai Vai, fundada em 1930, também desempenhou um papel importante no desenvolvimento das baterias de samba. Ela é reconhecida por ser uma das primeiras escolas a incorporar o repique, um instrumento que se tornaria insubstituível dentro das baterias das escolas de samba. Destaque para a velocidade em que a bateria toca, sempre sendo bastante acelerada.


Bateria de Bamba: Fundada em 1949, a Nenê de Vila Matilde, ao longo do tempo, desenvolveu uma das baterias mais respeitadas do Carnaval paulistano. Sua bateria é conhecida por sua energia contagiante e pela inclusão de instrumentos tradicionais de samba.


Bateria Rolo Compressor: A tradicionalista Unidos Peruche, fundada em 1950, é igualmente uma das mais antigas e tradicionais do Carnaval de São Paulo. Seu ritmo cativante e virtuosismo rítmico a tornam uma presença marcante no desfile.


Bateria Ritmo Puro: Fundada em 1959, a Mocidade Alegre é conhecida por sua bateria notável, caracterizada pelo uso de surdos de terceira, um instrumento que contribui para o som distintivo da escola. Uma característica notável em sua bateria, é que a tradicional virada de 2, a finalização é feita apenas pelos surdos.


No decorrer das décadas, as baterias das escolas de samba de São Paulo evoluíram, incorporando novos instrumentos e inovações rítmicas. Elas desempenham um papel essencial na animação e no ritmo das celebrações de Carnaval, transmitindo a alegria e a cultura do samba, enquanto também preservam tradições valiosas que fazem parte da rica história do carnaval paulistano. As baterias continuam sendo uma parte fundamental do espetáculo e uma das principais razões pelas quais o Carnaval de São Paulo é tão celebrado em todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário