A Festa do Carnaval

Por: Mario Alves

Aqui agora vamos falar de vários sentimentos.

É inexplicável o que pode causar e transformar na vida e a vida de muitas pessoas, mudar rotinas e o andamento dentro e fora das comunidades.

Falamos de uma história que não foi fácil chegar até aqui, mas, falar de facilidade pra qualquer que seja a atividade deste POVO é uma utopia.

A festa da carne interpretada de várias maneiras e praticada de várias formas, uma celebração ou apenas por diversão? 

Como queira absorver.

Pra muitos um meio de sobrevivência, um ano inteiro de vida profissional que gira em torno deste espetáculo.

Heranças culturais passadas de geração em geração, a qual podemos falar também de uma responsabilidade afetiva em saber cultivar a força, a raiz e a resiliência daqueles que vieram antes .

As transformações são diversas, pois a evolução esta cada dia mais presente neste meio.

A quem diga que está tudo mudado, que já não se "brinca" como antes, tudo é competição e empreendedorismo, apropriação da cultura, meios de enriquecimento, desprezo e falta de amor por toda sua trajetória.

 Mas a essência está enraizada em cada toque dos instrumentos, giro das porta-bandeiras e mestre-salas, em cada movimento leve das passistas, no movimentar lindo das Bahianas e toda sua energia, no brilho do olhar de cada componente e naquele sorriso sincero das crianças que cantam, pulam e vibram, seja onde for, trazendo esperanças e a certeza de que esteja onde estiver, nunca acabará .

Estendo este brilho para qual seja a região, em qualquer estado, nas mais diferentes formas de manifestar-se, aqui ou acolá, ali ou lá, cada um com seu costume, fantasias, músicas, folia e vertentes negras que fazem par a estas riquezas culturais

A festa nunca terá fim

CARNAVAL, CARNAVAL, CARNAVAL 

Peço a benção aos ancestrais e aos mais velhos que aqui estão, que te guardem sempre  e aos mais novos que se achegar, que zelem por ti com respeito e a mesma  alegria de sempre que o conduziu até aqui

CARNAVAL simplesmente e amado CARNAVAL


Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário