Carnaval

Carnaval:

O que falar sobre o Carnaval.

Por: Layane Saab

Revisão Marcely Castro 

Foto : Raphael Vidal

Quando falamos em carnaval lembramos de festas, samba, atrações com muitas cores, os famosos desfiles das escolas de sambas, entre muita animação. E em 2022, será possível comemorar esse feriado depois de dois anos sem os desfiles e festas de celebração. E isso deixa as pessoas que gostam de carnaval muito empolgadas.

O carnaval é um evento popular brasileiro – apesar de ter o evento em outros países, não tem a mesma energia que no Brasil –. O feriado é conhecido pelas festas, marchinhas, desfiles, etc. Sendo assim, dentro das brincadeiras do feriado, celebramos e expomos a cultura, arte, dança, músicas, sem contar na elaboração de diferentes fantasias, carros alegóricos, e grandes decorações. O evento, também, através das cores e obras, expõe histórias, inspirações, costumes, entre vários assuntos típicos do Brasil. Com isso, sendo um evento característico do país, e motivo de ponto turístico para nós brasileiros e estrangeiros, que veem o carnaval como principal atrativo do nosso país.

Porém, por trás da alegria e magia do carnaval, existe um universo que move a economia no país, gerando empregos e aumentando o turismo.  E que, nos últimos dois anos, foram afetados pela pandemia.

 Nos setores de turismo, por exemplo, durante os eventos antes do covid-19 era estimado em média um lucro de 9,5 bilhões de reais, mas com a pandemia os valores se tornaram um pouco diferentes. Isto é, no ano de 2022 espera-se que seja faturado em média 6,45 bilhões, que comparado ao último carnaval, da uma diferença de 33,7% em relação aos lucros gerados pelo evento, mas já é um bom índice para o retorno do carnaval. Dados nos quais constam nos sites Folha de São Paulo e BBC.

Outro grupo afetado também, são os trabalhadores que participam da preparação dos desfiles das escolas, que normalmente passam em média dez meses se preparando para o carnaval, que nos dois últimos anos não ocorreram. Segundo Felipe Ferreira, coordenador do Centro de Referência ao Carnaval, o setor da preparação dos desfiles foi o mais afetado com toda a pandemia, por conta da dificuldade de manter as escolas funcionando nesses anos.

     Em 2022, podemos observar que, quem gosta e participa dos eventos carnavalescos esta ansioso e preparado para o retorno das atrações. Atrações nas quais englobam muita dança, samba, brincadeiras, alegria e muita diversão. Sendo assim, podemos dizer que o que mais se espera para o carnaval de 2022 são as muitas festas e celebrações em blocos (que já conhecemos popularmente), e os típicos desfiles que ocorrerão em São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 20 e 23 de abril, estima-se muita empolgação para os foliões com o retorno do carnaval.

 

Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário