Jovelina Pérola Negra

Jovelina Pérola Negra

Por: Tadeu Paulista

Edição: Bryan Lucas

 

Nascida no Bairro de Botafogo na zona sul da capital carioca, no dia 21 de julho de 1944 na cidade do Rio de Janeiro, cantora, compositora e uma das grandes musas do samba, herdeira do estilo Clementina de Jesus. Jovelina , posteriormente viria fincar suas raízes na Baixada Fluminense, mais precisamente em Belford Roxo.

Pérola Negra, nome dado em homenagem à sua raridade como cantora e reluzente cor, era fã de carteirinha de Bezerra da Silva. Começou a cantar seus pagodes em Coelho da Rocha, antes mesmo de explodir em todo o Brasil. Durante sua carreira, Lady Jojo, como também ficou conhecida, gravou cinco LPs e chegou a ganhar disco de platina. Algumas de suas eternizadas obras se tornaram indispensáveis em uma roda de samba, sendo elas: “Bagaço da Laranja”, gravado com Zeca Pagodinho, “Deixa Comigo”, “Garota Zona Sul”, “Feirinha da Pavuna” entre outros.

Hoje, a grande sambista partideira completaria mais um ano de vida. Então, a Rádio Barra Funda vem aqui fazer essa pequena homenagem a você, Jovelina, que nos deixou um legado com suas belas canções.

Pois, enquanto o samba e o partido alto existirem, Jovelina será sempre lembrada pela sua voz potente e sua ginga própria.

Categoria:PAPO DE SAMBA

Deixe seu Comentário


Luci F.Pinto - 22/07/2021 13h20
Mto importante não deixar que esqueçam da gde cantora e baluarte do samba, que descortina vida, costumes e sentimentos do nosso povo.